sexta-feira, junho 23, 2006

Conservação e Uso Sustentável da Polinização

Os polinizadores são fundamentais para a produção agrícola e conservação da biodiversidade nos ecossistemas naturais. Em busca de néctar, os polinizadores carregam pólen e fecundam flores, permitindo a formação de sementes e frutos em dois terços (2/3) das plantas do mundo. Três quartos (3/4) das plantas cultivadas tem incremento de produtividade quando polinizadas, um beneficio econômico global estimado em US$ 117 bilhões por ano.
Exemplo típico da região é a maçã, onde a polinização aumenta a produtividade em até 75%. Os Polinizadores mais conhecidos são as abelhas, beija-flores e borboletas, mas também incluem grande número de aves, morcegos e até moscas.
Uma interação biológica fundamental, mas atualmente ameaçada pela negligência, desconhecimento ou incompreensão. O uso de agrotóxicos, o desmatamento, a introdução de plantas e animais exóticos e a fragmentação da paisagem, provocam o declínio dos polinizadores, ameaçando a biodiversidade e a sustentabilidade da agricultura.
Um esforço internacionalmente da FAO, apoiado pelo GEF, busca atenuar este problema através do aprimoramento cientifico e tecnológico, da extensão e, da articulação de políticas publicas. No Brasil estas ações ganham forma na Iniciativa Brasileira de Polinizadores (IBP), promovida pelo Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente.
Preocupados com o cenário socioambiental do Planalto Catarinense, o CAV-UDESC e o iPERETÉ – Instituto Pereté para o Desenvolvimento, promovem um diagnóstico sócio-ambiental, uma pesquisa-ação para alavancar com outras instituições a valorização do uso e a conservação de polinizadores nas estratégias de desenvolvimento, desde as pesquisas em agroecossistemas, exensão rural, educação ambiental e o licenciamento ambiental. Para isto, são identificadas participativamente as principais demandas regionais para pleitear recursos junto a IBP.
Que a polinização seja um exemplo de ajuda mutua para nos ajudar a estabelecer interações sociais positivas, aumentando a produção agrícola e a conservação ambiental da região.

Sem comentários: